"Aquele que busca a aprendizagem cresce a cada novo dia;

aquele que busca o TAO decresce a cada novo dia."

Por um congresso de religiões estranhas

Um giro secreto em nós faz girar o universo. A cabeça desligada dos pés, e os pés da cabeça. Nem se importam. Só giram, e giram.
(Rumi)

"o ato de dérive ou "andar a esmo" foi concebido como um exercício para deliberadamente revolucionar o dia-a-dia - uma espécie de vagar sem rumo através das ruas da cidade, um nomandismo visionário urbano que envolve uma abertura para a "cultura como natureza" (se compreendi a idéias corretamente) - que, por sua própria duração, inculcaria nos nômades uma propensão a experimentar o maravilhoso; talvez nem sempre em sua forma benigna, mas esperamos, sempre geradora de insights - seja através da arquitetura, do erótico, da aventura, bebidas e drogas, perigo, inspiração, o que quer que seja - da densidade de percepções & experiências não mediadas.

o termo paralelo no sufismo seria "jornada para os horizontes distantes", ou simplesmente "jornada", um exercício espiritual que combina as energias urbanas & nômades do islã numa única trajetória, algumas vezes chamada de "caravana do verão". os dervixes fazem votos de viajar num determinado ritmo, nunca passando mais do que sete ou quarenta noites numa mesma cidade, aceitando o que quer que aconteça, dirigindo-se para onde quer que os sinais & as coincidências, ou simplesmente os caprichos, os levam, movendo-se de um ponto de poder para outro, conscientes da "geografia sagrada", do itinerário como significado, da topologia como simbologia."
#hakim bey

Nenhum comentário: