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"CUIDADOS ESSENCIAIS COM A SUA BICICLETA
Todo equipamento mecânico necessita de cuidados para que possa funcionar satisfatoriamente.
Sempre que passear em locais com lama, maresia (praia), ou chuva forte é necessário limpar sua bicicleta e relubrificar a corrente.
Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, que podem penetrar, retirando a graxa interna dos rolamentos.
Nunca usar óleo de cozinha (comestível) na bicicleta: em hipótese alguma.
A Limpeza da Bike
1- Limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, não deixando escorrer para outras partes da bicicleta.
2 - Escove também com querosene as engrenagens próximas à corrente, com cuidado para não deixar entrar no cubo ou no eixo da roda.
3 - Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura . Depois enxague e seque com pano macio.
4 - Seque e limpe as sapatas de freio com thinner ou acetona.
5 - Relubrifique a corrente com duas a três gotas em cada junção de elos da corrente.
A C a l i b r a g e m
Apesar da calibragem ser uma preferência individual, nunca ultrapasse as recomendações do fabricante escritas na lateral de cada pneu.
1. Calibre sempre seus pneus antes de sair, pois é normal que as câmaras de ar percam pressão quando paradas.
2. Pneus muito cheios (muito duros) podem estourar numa pequena pedra, ou fazer a bicicleta vibrar demasiado.
3. Pneus muito baixos furam rápido, e no contato com obstáculos não amortecem os impactos, podendo danificar as rodas.
· Solte o cabo dos freios, solte os freios
· Solte a roda
· Coloque a corrente na menor engrenagem
· Tire a roda
· Use espátulas especiais e tire um dos lados do pneu para fora da roda. Cuidado para não -machucar a câmara de ar
· Cuidadosamente tire-a
· Depois de enchê-la com a bomba de ar, localize o furo
· Localizado o furo, usando uma lixa fina, lixe o local. Isto tira a sujeira, preparando o local para o melhor contato com a cola
· Coloque a cola
· Assim que a cola começar a secar, aplique o remendo de borracha e aperte firmemente
· Espere secar, recoloque a câmara de ar, reponha o pneu, monte a roda e as marchas e siga em frente.
Cuidados na Troca de marchas
O cambio é muito útil quando usado de forma correta, facilita as subidas e aumenta a velocidade no plano.Mas deve ser usado com critério.
Não se deve usar a corrente na relação da coroa mais a esquerda com o pinhão mais à direita.
Assim você estará torcendo a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta.
· Só troque a marcha enquanto estiver pedalando.
· Diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha.
· Nunca troque de marcha pedalando para trás.
· Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação. A corrente pode saltar.
M a n u t e n ç ã o
PROCEDIMENTOS
Ajuste do câmbio, freios, raios e rolamentos
Revisão dos Pneus, Cabos, Correntes e Conduítes
Revisão do Movimento Central e da Direção
Alinhamento das Rodas
Revisão dos Pedais e Selim
Revisão dos Cubos e Blocagem
G R A X A
Roda Livre
Caixa de Centro
Eixo do Pedal
Caixa de Direção
Eixo do Cubo
Ó L E O
Caixa do Câmbio
Rodelas do Câmbio Traseiro
Corrente
Articulação do Câmbio Dianteiro
Articulação dos Freios
Cabos do Freio
REVISÃO
Corrente - Se estiver seca e fazendo ruídos, pingue óleo nas junções da corrente.
Rodas - Balance a roda no sentido lateral para constatar se não existem folgas e que está bem presa.
Pneus - Veja se não estão rasgados, ressecados, ou qualquer outro defeito. Verifique a pressão.
Selim - Verifique se está ajustado a sua altura, limpo e seco. Constate se está bem preso ,tanto no (forçando) sentido vertical quanto horizontal.
Freios - aperte firme os freios para sentir se estão funcionando em conjunto.
Guidão - coloque a roda dianteira entre suas pernas e force o guidão para direita / esquerda para ver se tem folga.
Sapatas - Confira o estado das sapatas de freio, o normal é se desgastarem uniformemente.
Olhe se não estão desgastados em demasia ou de maneira desigual ( a da esquerda está pegando mais no aro que o da direita , por exemplo.).
Se for o caso troque-as.
Câmbios - Teste os câmbios, sentindo se estão trabalhando macio e silenciosos e fáceis de encaixar.
Direção - Sinta se a direção não está dura de virar, presa ou fazendo barulho ao manobrar - pode estar apertada demais.
MANUTENÇÃO NAS TRILHAS
- Espátulas (para retirar o pneu).
- Cola, lixa e remendos prontos de borracha .
- Uma câmara de ar sobressalente .
- Um pequeno recipiente de óleo para a corrente.
- Um jogo de chaves Allen.
- Uma chave de boca regulável.
- Um cabo de freio sobressalente .
- Um conduit de cabo de freio reserva.
- Bomba de encher.
- Kit primeiros socorros ."
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