"Aquele que busca a aprendizagem cresce a cada novo dia;

aquele que busca o TAO decresce a cada novo dia."

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"CUIDADOS ESSENCIAIS COM A SUA BICICLETA

Todo equipamento mecânico necessita de cuidados para que possa funcionar satisfatoriamente. 

Sempre que passear em locais com lama, maresia (praia), ou chuva forte é necessário limpar sua bicicleta e relubrificar a corrente.

Nunca lave a bicicleta com querosene ou outro solvente, que podem penetrar, retirando a graxa interna dos rolamentos.

Nunca usar óleo de cozinha (comestível) na bicicleta: em hipótese alguma.

Não exagere na quantidade do óleo lubrificante (Singer) na corrente - é prejudicial.


A Limpeza da Bike

1-       Limpe bem a corrente com uma escova ou pincel embebida com querosene, não deixando escorrer para outras partes da bicicleta.

2 - Escove também com querosene as engrenagens próximas à corrente, com cuidado para não deixar entrar no cubo ou no eixo da roda.

3 - Lave a bicicleta com água e sabão neutro com uma esponja suave por causa da pintura . Depois enxague e seque com pano macio.

4 - Seque e limpe as sapatas de freio com thinner ou acetona.

5 - Relubrifique a corrente com duas a três gotas em cada junção de elos da corrente.


A  C a l i b r a g e m

Apesar da calibragem ser uma preferência individual, nunca ultrapasse as recomendações do fabricante escritas na lateral de cada pneu.

1. Calibre sempre seus pneus antes de sair, pois é normal que as câmaras de ar percam pressão quando paradas.

2. Pneus muito cheios (muito duros) podem estourar numa pequena pedra, ou fazer a bicicleta vibrar demasiado.

3. Pneus muito baixos furam rápido, e no contato com obstáculos não amortecem os impactos, podendo danificar as rodas.
  
Quando o pneu furar

·         Solte o cabo dos freios, solte os freios
·         Solte a roda
·         Coloque a corrente na menor engrenagem
·         Tire a roda
·         Use espátulas especiais e tire um dos lados do pneu para fora da roda. Cuidado para não -machucar a câmara de ar
·         Cuidadosamente tire-a
·         Depois de enchê-la com a bomba de ar, localize o furo
·         Localizado o furo, usando uma lixa fina, lixe o local. Isto tira a sujeira, preparando o local para o melhor contato com a cola
·         Coloque a cola
·         Assim que a cola começar a secar, aplique o remendo de borracha e aperte firmemente
·         Espere secar, recoloque a câmara de ar, reponha o pneu, monte a roda e as marchas e siga em frente.


Cuidados na Troca de marchas

O cambio é muito útil quando usado de forma correta, facilita as subidas e aumenta a velocidade no plano.Mas deve ser usado com critério.

Não se deve usar a corrente na relação da coroa mais a esquerda com o pinhão mais à direita.

Assim você estará torcendo a corrente levando a um desgaste prematuro das peças sem grandes resultados práticos na velocidade da bicicleta.

·         Só troque a marcha enquanto estiver pedalando.

·         Diminua a força exercida nos pedais enquanto estiver trocando de marcha.

·         Nunca troque de marcha pedalando para trás.

·         Evite trocar de marcha enquanto a bicicleta estiver sofrendo muita trepidação. A corrente pode saltar.


M a n u t e n ç ã o

PROCEDIMENTOS

Ajuste do câmbio, freios, raios e rolamentos
Revisão dos Pneus, Cabos, Correntes e Conduítes
Revisão do Movimento Central e da Direção
Alinhamento das Rodas
Revisão dos Pedais e Selim
Revisão dos Cubos e Blocagem

G R A X A

Roda Livre
Caixa de Centro
Eixo do Pedal
Caixa de Direção
Eixo do Cubo

Ó L E O

Caixa do Câmbio
Rodelas do Câmbio Traseiro
Corrente
Articulação do Câmbio Dianteiro
Articulação dos Freios
Cabos do Freio

REVISÃO

Corrente - Se estiver seca e fazendo ruídos, pingue óleo nas junções da corrente.

Rodas - Balance a roda no sentido lateral para constatar se não existem folgas e que está bem presa.

Pneus - Veja se não estão rasgados, ressecados, ou qualquer outro defeito. Verifique a pressão.

Selim - Verifique se está ajustado a sua altura, limpo e seco. Constate se está bem preso ,tanto no (forçando) sentido vertical quanto horizontal.

Freios - aperte firme os freios para sentir se estão funcionando em conjunto.

Guidão - coloque a roda dianteira entre suas pernas e force o guidão para direita / esquerda para ver se tem folga.

Sapatas - Confira o estado das sapatas de freio, o normal é se desgastarem uniformemente.
Olhe se não estão desgastados em demasia ou de maneira desigual ( a da esquerda está pegando mais no aro que o da direita , por exemplo.).
Se for o caso troque-as.

Câmbios - Teste os câmbios, sentindo se estão trabalhando macio e silenciosos e fáceis de encaixar.

Direção - Sinta se a direção não está dura de virar, presa ou fazendo barulho ao manobrar - pode estar apertada demais. 

MANUTENÇÃO NAS TRILHAS

  • Espátulas (para retirar o pneu).
  • Cola, lixa e remendos prontos de borracha .
  • Uma câmara de ar sobressalente .
  • Um pequeno recipiente de óleo para a corrente.
  • Um jogo de chaves Allen.
  • Uma chave de boca regulável.
  • Um cabo de freio sobressalente .
  • Um conduit de cabo de freio reserva.
  • Bomba de encher.
  • Kit primeiros socorros ."

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